FANDOM

Aurélio Nomura é vereador e líder da bancada do PSDB na Câmara Municipal de São Paulo. É advogado, filho do destacado e respeitado deputado ( federal e estadual ) de São Paulo, o saudoso Diogo Nomura. O vereador foi por 5 vezes aprovado nas urnas com expressiva votação, o que mostra a confiança de todos eleitores de todas as comunidades por seu trabalho. Autor de leis que beneficiam e garantem os direitos da população e contribuem para a melhoria da qualidade de vida em São Paulo.

Atualmente, cumpre seu quinto mandato (Legislatura 2013-2016). Iniciou a carreira política como vereador de São Paulo na Legislatura 1993-1996, tornando-se 2º Secretário da Mesa; Presidente da Comissão de Constituição e Justiça e vice-líder da bancada. Também presidiu a CPI da Merenda Escolar e foi o representante da Câmara Municipal de São Paulo no Convênio Cidades-Irmãs São Paulo-Osaka.

Foi reeleito para a Legislatura 1997-2000, tornando-se líder da bancada e vice-presidente da Comissão de Gastronomia e Turismo. Nesse período, presidiu por quase três anos consecutivos a Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente. Como relator desta comissão, foi responsável pela revisão do Plano Diretor da cidade de São Paulo.  Atuou, ainda, como representante da Câmara Municipal de São Paulo na Comissão Executiva do Procentro – Programa de Reabilitação da Área Central da Cidade, que tem o objetivo de promover a revitalização do Centro antigo da cidade.

Em 2001 foi nomeado Secretário-Adjunto da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, sendo o responsável da Pasta pela implantação da primeira faculdade pública da Zona Leste – a Fatec AE Carvalho. Foi reeleito para o terceiro mandato em 2004 (Legislatura 2005-2008) e voltou à Câmara Municipal em fevereiro de 2011 pela quarta vez, assumindo a vice-presidência da Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia.

Na defesa do interesse público, cumprindo sua função de fiscalizar o Poder Executivo, Aurélio Nomura já apresentou mais de 200 requerimentos ao Prefeito e autoridades cobrando providências urgentes, convocando dirigentes e representantes para comparecerem às audiências e dar explicações sobre decisões tomadas; criticando as ações e denunciado eventuais irregularidades. Numa delas, com benefícios à população, fez que a Prefeitura voltasse atrás na decisão de aumentar a taxa de inspeção veicular e reduzisse o valor, após intenso trabalho de questionamento na Câmara Municipal. Aurélio Nomura é advogado, graduado em Direito pela Faculdade Metropolitana Unida (FMU) e filho de um dos mais destacados e respeitados deputados (federal e estadual) de São Paulo, o saudoso Diogo Nomura.

Entre suas propostas de trabalho para a atual Legislatura (2013-2016) estão:

  • Implantação de um anel hidroviário em torno da Região Metropolitana de São Paulo, uma solução viável para muitos problemas da cidade como enchentes e congestionamentos.
  • Revisão do Plano Diretor, que vai ordenar o crescimento da cidade, promover o planejamento urbano e definir as ações nas áreas da saúde, educação, transporte, moradia, saneamento, infraestrutura urbana e serviços públicos.
  • Transformação das atuais Subprefeituras em Prefeituras Distritais, dotadas de toda infraestrutura e com mais autonomia para que possam atrair investimentos e gerar empregos locais.
  • Adoção de um plano de mobilidade urbana com o objetivo de privilegiar o transporte público em detrimento do individual.
  • Discussão da questão do Termo de Outorga de Água do Sistema Cantareira, que precisa ser renovado em 2014, sem o qual o abastecimento de água de metade dos habitantes da Região Metropolitana de São Paulo entrará em colapso.
  • Reforço na luta para a implementação da Edificação Sustentável, tratado no Projeto de Lei de sua autoria, que determina que toda construção tem de ser projetada, construída e mantida dentro dos princípios de sustentabilidade, com baixo índice de consumo de água e energia.

CONHEÇA O TRABALHO DO VEREADOR

PROJETOS-DE-LEI Apresentou mais de 200 projetos de lei, abrangendo as áreas de respeito aos animais, meio ambiente, urbanismo, direitos do cidadão, proteção da infância, da mulher, dos adolescentes e do idoso, educação e geração de empregos. Destaque para:

Uso racional da água Instituiu o Programa Municipal de Conservação e Uso Racional da Água (Lei 14.018) em edificações públicas ou de uso residencial, comercial, industrial e institucional, cuja implantação em creches, escolas fundamentais, AMAs e hospitais públicos resulta na economia de 100 milhões de litros de água por mês.

Construção verde  Dispõe sobre a construção de edificações sustentáveis, que deverão ser projetadas e executadas de maneira a atender aos princípios de sustentabilidade – respeito ao meio ambiente, aproveitamento e uso racional dos recursos naturais.

Alimentação escolar Cria o programa de fortificação alimentar da merenda escolar com a inclusão no cardápio da multimistura (composto de farelo de arroz e trigo, folha de mandioca e sementes de abóbora e gergelim), cuja eficácia foi reconhecida pela Unicef.

Vagas para gestantes Cria vagas de estacionamento de shoppings centers, centros comerciais e hipermercados para gestantes e pessoas com crianças de colo.

Atendimento pedagógico Institui o Programa Atendimento Pedagógico Hospitalar para Crianças e Adolescentes Hospitalizados.

Terceira idade Institui o Programa Reciclar a Vida da Terceira Idade, voltado para incentivar as atividades físicas que estimulem o desenvolvimento do corpo e da mente de pessoas dessa faixa etária.

Tombamento do Bairro Saúde. Como Presidente da Comissão de Política Urbana, trabalhou no processo de tombamento do bairro da Saúde, bem como o Projeto de Lei que alterava o zoneamento de Z2 para Z1, livrando a região da especulação imobiliária e preservando a qualidade de vida dos moradores.

Boulevard Liberdade Cria o Boulevard Liberdade no espaço aéreo sobre a via Leste-Oeste, no bairro da Liberdade, de forma a incrementar a vocação turística e comercial da região.

Urbanização Cria o Parque Municipal de Pinheiros Cria o Parque Municipal Augusta (projeto em conjunto com o vereador Juscelino Gadelha).

Saúde dos animais Coautor do Projeto de Lei que criou o Hospital Público Veterinário. Institui o Programa e cria as Unidades Móveis para Atendimento Médico-Veterinário.

Meio ambiente Proíbe a comercialização de produtos e derivados de detergente e sabão em pó que utilizem o fosfato de sódio em sua composição.

Direitos aos cidadãos Dispõe sobre os procedimentos relativos aos casos de indenização de danos materiais causados por queda de árvore no Município de São Paulo.

Educação Cria o Programa de Reforço Escolar na Rede Municipal de Ensino. Cria o Programa Municipal de Educação Financeira, no Município de São Paulo.

Atenção aos dependentes químicos Destina obrigatoriamente 1% da receita orçamentária das secretarias sociais, educacionais, culturais, esportivas e de saúde para o desenvolvimento de políticas de combate às drogas no âmbito do Município de São Paulo.

CONTATOS

www.aurelionomura.com.br

Tels: (11) 3396-4286 | 3396-4000 Fax: (11) 3396-3973 

E-mail:nomura@camara.sp.gov.br 

Também no FANDOM

Wiki aleatória