FANDOM


Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada (São Paulo, 10 de outubro de 1961), conhecido como Coronel Telhada, é um Coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, ele foi Vereador da cidade de São Paulo e atualmente exerce o cargo de Deputado Estadual pelo estado de São Paulo. Atuou pelas Rondas Ostensivas Tobias Aguiar , é integrante da frente política conhecida como bancada da bala. Filho de Paulo Lopes Lucinda Telhada Neto e Heleusa Morgado Telhada. É casado com Ivânia Cano Telhada, pai de Rafael Henrique Cano Telhada e Juliana Cano Telhada.

HISTÓRIA

A história da família Telhada é diretamente ligada à Segurança Pública. Paulo Lopes Lucinda Telhada Filho (avô do Coronel Telhada) era fiscal de quarteirão, no bairro Freguesia do Ó (São Paulo), na década de 1940. Paulo Lopes Lucinda Telhada Neto (pai do Coronel) foi Guarda Municipal e Soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo; seus três filhos seguiram o mesmo caminho. O mais velho é o Coronel Paulo Adriano Telhada; o do meio, Carlos Telhada, foi aluno-soldado e atualmente é músico da banda "365" (MMDC); e o mais novo, Claudio Telhada, é 1º Sargento PM aposentado. Por fim, o filho do Coronel Telhada, Rafael Henrique Telhada, é 1º Tenente PM da ROTA.

Telhada é formado pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco quando ingressou nessa em 1979 com dezessete anos, ingressou na Polícia Militar de São Paulo em 1983e em 1986 ingressou na ROTA através da alteração feito no contingente realizado pelo governador André Franco Montoro e posteriormente para o GATE, do qual foi um dos oficiais fundadores. Em 1992 foi afastado do policiamento da ROTA por desentendimentos com superiores da Polícia .

Promovido a Capitão da PM por bravura em 15 de agosto de 1988 e ferido em serviço duas vezes (1990 e 1995). Em 31 de julho de 2010 sofreu um atentado na porta da sua casa, seu veículo foi alvejado com 11 tiros. Foi oito vezes preso por descumprir regulamentos.

Dentre os cursos realizados: Curso de Formação de Oficiais, Curso de Paraquedismo, Curso de Segurança Física de Instalações e Dignitários, Curso de Resgate de Reféns em Aeronaves, Curso de Negociação e Resgate de Reféns, Estágio de Salvamento em Altura, Curso de Técnica de Ensino, Curso de Resgate e Pronto-Socorrismo e Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais.

Como Oficial Superior da PM atuou como Subdiretor de Pessoal da PMESP, Chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento de Área Metropolitano-7, em Guarulhos. Comandou o 7º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (área central de São Paulo).

Em 7 de maio de 2009 o comandante geral da Polícia Militar, o coronel Álvaro Batista Camilo indicou Telhada para o cargo de Comandante Geral das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar. Em 2012 desligou-se do comando da corporação e aposentou-se dos ofícios de policial militar devido a decreto do então Governador Geraldo Alckmin . Atualmente é Coronel PM Reserva.

Telhada é evangélico e com 15 anos foi batizado na Congregação Cristã no Brasil. É músico na igreja, e toca clarinete.

É um dos protagonistas do documentário "A Verdadeira História da ROTA" (2014), que estreou nos cinemas de São Paulo em 27 de maio de 2014.

Em junho de 2014 lançou a primeira edição de sua revista em quadrinhos nas bancas de jornais do Rio de Janeiro e São Paulo.

Eleito Deputado Estadual em 2014 pelo PSDB com 254.074, a segunda maior votação do Estado de São Paulo.

POLITICA

Coronel Telhada ingressou pela primeira vez na política no ano de 2012 se filiando pelo PSDB, para concorrer ao cargo de vereador na cidade de São Paulo. Foi eleito após obter 89.053 votos8 , um total de 1,56 %, o 5° lugar como mais votado nessa eleição. Também foi o quinto mais votado considerando vereadores de todo o país neste ano. Assumiu o cargo em 1º de janeiro de 2013.

No ano de 2014 disputou as eleições como candidato a deputado estadual por São Paulo, onde obteve a segunda maior votação do estado com 254.074.9 Foi a quarta maior votação de deputado estadual no país. Na capital paulista foram 161.904 votos. Assume o cargo em 15 de março de 2015.

Atualmente ocupa na câmara municipal as seguintes funções:

  • Presidente da Frente Parlamentar de Segurança Pública (2013)
  • Vice-presidente da Comissão Extraordinária Permanente de Segurança Pública (2013)
  • Presidente da Comissão Extraordinária Permanente de Segurança Pública (2014)
  • Membro da Comissão Permanente de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia (2013)
  • Vice-presidente da Comissão Permanente de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia (2014)

Fora da Câmara atua como:

  • Presidente do Conselho da ABACH (Academia Brasileira de Arte, Cultura e História) (2012 a 2014)
  • Vice-presidente da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil - Seção São Paulo (2013 e 2014)
  • Presidente do Conselho do Núcleo "MMDC Leste" - Juventude Constitucionalista (Sociedade Veteranos de 32 - MMDC) (2013 e 2014)
  • Presidente de honra do Núcleo "MMDC Ibirapuera" (Sociedade Veteranos de 32 - MMDC) (2013 e 2014)
  • Presidente do Conselho Deliberativo Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU (2013 e 2014)

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória