FANDOM

Entrevista com Gerson Cerqueira de Almeida, vereador do PTN eleito em Jandira, dada ao Jornal Diário da Região Editar

“Tendo o conhecimento na área da indústria na cidade de Jandira, também tenho o desejo de junto com o prefeito dar algum incentivo para as indústrias para que elas possam contratar pessoas da cidade de Jandira ou dando incentivo fiscal”

Ricardo Datrino (ricardodatrino@webdiario.com.br)

Estas eleições municipais foram a segunda que Gerson participou. Na primeira vez em que se candidatou, em 2004, ele conseguiu 528 votos; na segunda oportunidade, em 2008, angariou 1.493 votos que o elegeram como vereador. O eleito atua na área de transportes há 12 anos. Ele é dono de uma empresa de caminhões e tem uma fábrica de doces há 6 anos na cidade. Gerson conta que decidiu entrar na política em vista das necessidades e carências sofridas pelos munícipes. Ele relata que há 25 anos realiza um trabalho na Assistência Social ajudando crianças com dificuldades. O novo parlamentar garante que com sua experiência de mercado, ele conseguirá ampliar seu trabalho e ainda colaborar com projetos voltados para políticas públicas que melhorem as condições de vida das crianças e dos cidadãos de Jandira.

Na primeira oportunidade de disputar as eleições municipais o senhor obteve 528 votos; na segunda 1.493. Esse número praticamente triplicou em relação às eleições anteriores. A que fator o senhor atribui esses números?

Ao trabalho, aos amigos e também a necessidade e ao desejo de trabalhar pelo município. Os amigos conhecem o meu desejo e me ajudaram para que eu possa fazer um bom trabalho no município de Jandira.

O que o senhor pretende fazer nesta gestão pela cidade?

Nós sabemos que a cidade de Jandira é um município muito carente na área da saúde. Juntamente com o prefeito eu gostaria de buscar alguns recursos e procurar fazer algo para atender essa necessidade, inclusive como: construir hospitais, organizar postos de saúde, pois existem vários, mas eles não estão devidamente organizados como deveriam estar para atender a população. Esse é um desejo muito grande e eu, como administrador, me sinto capacitado para organizar, juntamente com o prefeito, esses postos de saúde para atender de uma forma bem melhor a população de Jandira.

... Essa é uma questão problemática que se comenta muito na cidade e o senhor citou os postos de saúde. Na concepção do senhor, seria necessário descentralizar esse serviço no município ou é preciso outras medidas?

Na realidade nós sabemos que a saúde no Brasil é um problema, mas nós vemos que há necessidade em Jandira de um hospital, pois não há um.

Falta aparelhagem?

Falta aparelhagem, na verdade, falta tudo.

Inclusive mão-de-obra qualificada?

Inclusive mão-de-obra qualificada. Eu tenho certeza que através dos vereadores e não só de um vereador, mas de todos, nós buscaremos mão-de-obra qualificada, construção desse hospital e também procuraremos colocar mão-de-obra qualificada nos postos de saúde para poder atender a população. Hoje tem munícipes que vão para outros postos de saúde e não conseguem ser atendido porque não tem um médico para atendê-lo no momento.

O senhor acredita que serão contratados profissionais especializados ou não; é preciso realocá-los os que já estão trabalhando para outras áreas? O que o senhor, um representante do legislativo, pode fazer para ajudar neste processo?

Com certeza [será feita] a contratação de outros profissionais para ajudarem porque Jandira já teve uma grande especialidade na área da saúde, mas hoje está de uma forma muito reduzida. Com certeza é preciso contratar mais profissionais para ajudarem nessa situação.

O que o senhor pode fazer, em termos de governo, para focar seu olhar nas crianças; ampliação de creches, melhoria na qualidade da rede básica de ensino...

Ampliação de creches é uma das atuações necessárias porque tem alguns bairros que ainda não tem creches. É preciso também aumentar a carga horária do atendimento nas creches para poder atender aquelas mães que vivem sozinhas e não tem condições de pagar para uma pessoa tomar conta de seus filhos. Nesse caso, poderíamos ampliar o horário para 10 ou 11 horas da noite para que as creches atendam melhor as crianças. Hoje as creches em Jandira funcionam até às 7 horas e com certeza tem mães que querem trabalhar. Ás vezes ela [mãe] encontra um serviço das 2 as 10 e, por não ter condições de deixar ou pagar para uma pessoa tomar conta, ela acaba não aceitando esse serviço. Se você tem algumas creches centralizadas que podem atender essas mães nesses horários, ela pode deixar a criança e assim que sair da empresa pegar a seu filho (a). Com certeza isso vai beneficiar muito essas mães. Inclusive algumas até gostariam de estudar no período da noite e assim poderiam deixar seus filhos nas creches.

O que o senhor no legislativo pode fazer para ampliar a geração e aumento de empregos na cidade de Jandira?

Tendo o conhecimento na área da indústria na cidade de Jandira, também tenho o desejo de, junto com o prefeito, dar algum incentivo para as indústrias para que elas possam contratar pessoas da cidade de Jandira ou dando incentivo fiscal ou de outra forma. Hoje Jandira é um lugar muito bom e com muito espaço para a construção de empresas. Eu tenho certeza que através dessa situação, as empresas estarão se incentivando e sendo incentivadas a se alocarem na cidade de Jandira. Com incentivos fiscais ou de outra forma - isso nós vamos precisar conversar com os empresários, o perfeito e os vereadores-, decidiremos o que nós podemos fazer para essas empresas. Será uma forma de fazer com que a população trabalhe na própria cidade, gaste mais em Jandira e, com certeza, nós daremos um carinho e uma atenção melhor as famílias e filhos.

Qual será a primeira medida do senhor dia 1º de janeiro de 2009?

Juntamente com os outros vereadores e com o prefeito veremos realmente todas as necessidades e, em primeiro lugar, a área da saúde que foi como eu falei está muito difícil. A primeira medida é rever o que de melhor pode ser feito na área da saúde. É preciso fazer algumas coisa também na área dos esportes. Jandira era uma cidade que tinha muitas áreas de esportes e muitas modalidades, mas hoje praticamente não temos quase nada na área da saúde.

Quais as outras carências no município que o senhor poderia elencar e o que seria prioridade na gestão do Gerson, quais solicitações e requerimentos o senhor faria?

Poderia ser na melhoria dos transportes e hoje nós sabemos que o valor da passagem é muito alto. Nós poderíamos pensar em melhorias nessa situação e outras coisas mais seriam na parte da Assistência Social aonde se precisa fazer um trabalho muito melhor para atender a população.

Como o senhor acredita que será a sua gestão, o senhor crê que terá dificuldades para legislar e se relacionar com o Poder Executivo e os demais vereadores?

Eu acredito que não vou ter grandes dificuldades porque os vereadores são todos meus amigos e o prefeito também. Eu acho que a gestão será de uma forma não fácil porque nós sabemos que nada no Brasil é fácil, mas com certeza de uma forma mais tranqüila e quando nós temos aquela amizade, aquele convívio e o respeito, eu tenho certeza que não vai ser tão difícil até porque eu quero ampliar o meu trabalho aproveitando do meu conhecimento de administrador para poder, até quem sabe, ampliar para outros municípios

Fonte: http://www.webdiario.com.br

Quem adotou Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória