FANDOM

Jonny Stica nasceu em Curitiba, em 1983. Com 27 anos, é o vereador mais jovem eleito para a legislatura 2009-2012 da Câmara Municipal de Curitiba.

Filho do ex-vereador e ex-deputado estadual Natálio Stica, Jonny conviveu com a política desde cedo.

Iniciou sua vida política participando do movimento estudantil. Na universidade, foi presidente do Centro Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo (2004) e, mais tarde, do Diretório Central dos Estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005-2006).

Nesse período, representou e conquistou benefícios para mais de 24 mil alunos da instituição. Foi ainda conselheiro universitário.

Teve passagem por diversos escritórios de arquitetura e também pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Estudou Urbanismo na Espanha, na Universidade Politécnica de Madri.

Na Câmara Municipal, Jonny Stica é líder da bancada do PT, presidente da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas, além de membro da Comissão de Participação Legislativa e da Comissão Especial da Água.

Entre os vários projetos apresentados pelo parlamentar, destaca-se a Lei do Preço Fracionado, aprovada em 2010, que obriga os estabelecimentos comerciais da cidade a informar na etiqueta do produto o valor correspondente à unidade de medida (quilograma, litro, metro ou unidade). As regras garantem ao consumidor curitibano acesso à informação adequada e clara sobre os diferentes produtos, com especificação correta de quantidade e preço, como exige o Código de Defesa do Consumidor.

Outro projeto de destaque do vereador é o IPTU Verde, que tramita na Câmara, e tem como objetivo popularizar a adoção de soluções como energia limpa, conservação de espécies nativas e reutilização de materiais e de água da chuva.

Jonny Stica também encabeça a campanha A Pedreira é Nossa! (http://apedreiraenossa.com.br/), que, juntamente com artistas, produtores e sociedade civil, pede a reabertura da Pedreira Paulo Leminski.

Também no FANDOM

Wiki aleatória